segunda-feira, 15 de junho de 2009

DR3 - REFLEXÃO CRÍTICA - OS MASS MEDIA

Este tema foi importante porque...

... falamos sobre os mass media, sobre os meios de comunicação existentes e até que ponto estes influenciam ou são influenciados pelo poder político e empresarial. Respondemosa questões sobre satélites e qual o seu papel nas comunicações e que tipo de satélites existem, assim como as suas características. Discutimos em que medida a publicidade é importante na nossa sociedade e até que ponto deve ser ou não controlada. Falamos de uma análise feita à publicidade: a SWOT.

Após a abordagem do tema:

Aprendi...
... que os meios de comunicação são veículos de informação cada vez mais importantes no desenvolvimento da sociedade política e económica, e são estes dois grupos os maiores controladoresdos mass media, que combinam uma cultura jornalística de objectivação e isenção com estratégias políticas e empresariais. Também, aprendi que os satélites têm um papel muito importante na divulgação de informação. Existem satélites decomunicações, de transmissões, metereológicos, de observação (terrestres), ciêntificos, de navegação, de resgaste e satélites militares, todos eles com características muito distintas. Por fim, aprendi que a publicidade está por todo lado, mas principalmente, na televisão em horário prime time, este momento é fundamental para publicitar produtos e marcas, mas nem sempre a publicidade é feita da melhor forma, excedendo tempo e chamando a atenção para questões, ás vezes, pouco importantes, principalmenteem anúncios infantis. Toda a publicidade é sujeita a uma análise prévia, a SWOT, que controla factores externos e internos.

Senti dificuldades...

... em diferenciar os satélites, já que não é um assunto em que fale diariamente, mas no geral foi um tema bastante acessível.

O que mais gostei foi...

... no trabalho realizado no powerpoint, porque desenvolvi competências nesse programa, com o qual nunca tinha trabalhado. Falar da publicidade também foi bom, porque é um assunto que nos entra em casa diariamente, influenciando as nossas opiniões, às vezes sem nos darmos conta. Assim, da proxima vez que virmos um anúncio, vamos pensar se , realmente, o produto é bom ou se é publicidade enganosa.

Sugestões:

Porque nem tudo o que luz é ouro, devemos sempre pensar antes de agir, seja em relação a um anúncio publicitário (produtos), ou algum tema da actualidade, social ou político.

Sem comentários:

Enviar um comentário